8 orações que devemos fazer para nossos filhos

As amizades nem sempre são fáceis para nós, imagina para nossos filhos. Não importa quantos anos você tenha, as questões ligadas às amizades podem parecer como se estivéssemos presos em meio à uma tempestade. É por isso que precisamos de uma bússola fiel, a Bíblia, para guiar-nos às águas mais calmas.  O pequeno estudo bíblico a seguir ajudará a  manter Cristo como foco em todas as suas amizades, ao mesmo tempo orar pelos diversos tipos de amizades dos seus filhos. 

1 ORE POR UMA AMIZADE VERDADEIRA

Uma verdadeira amizade é algo que eu oro por mim.  Devemos desejar o mesmo para cada filho encontrar! Em meio a este mundo incerto, ore para que seus filhos aprendam a ser coerentes e verdadeiros amigos. Uma verdadeira amizade NÃO está focada no que os outros podem fazer por você, mas no que você pode fazer por seus amigos.

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

João 15:13

Em 1 Samuel 20, Davi encontra um amigo que se mantém ao seu lado em situações difíceis – mesmo mortíferas! Ore para que seus filhos encontrem amizades como esta. Através da história de  Davi e Jônatas, podemos ter um vislumbre do que é dar sua vida por um verdadeiro amigo e permanecer fiel mesmo em tempos difíceis. 

2. ORE POR AMIZADES SÁBIAS

Buscar companhia sábia pode ser um desafio para nossos filhos, especialmente quando eles só querem ter amigos, mas o lembrete de orar por amigos sábios é algo que me chama atenção. Por causa da maneira como o mundo é hoje, é tão fácil se envolver com pessoas erradas e se distrair com o que a cultura e “todos” pensam.

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 1:1,2

No Salmo 1, Deus nos aconselha fortemente sobre com quem gastamos nosso tempo. Eu preciso  me perguntar: “Meus filhos estão em boa companhia?”. Estar em boa companhia e encontrar amigos sábios é o que precisamos orar por nossos filhos. Nossos filhos querem amigos, vamos orar por amigos que sejam sábios.

3. ORE POR AMIZADES QUE CULTIVAM A FÉ

Você já recebeu sabedoria de alguém mais velho? Os amigos mais velhos são uma bênção. Devemos orar por este tipo de amizade, “mentoras”. No livro de Atos e novamente em 1 e 2 Timóteo, vemos a amizade do mentor Paulo a Timóteo. Eles incentivam um ao outro na sua jornada com Cristo.

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Provérbios 27:17

Paulo encoraja Timóteo a perseguir as coisas na vida com valor eterno. Ore por amizades que apuram e façam crescer a fé de seus filhos. Oro para que alguém, além de você, oriente seus filhos e os ajude a crescer em sua fé. Vamos orar por amigos que se estimulem mutuamente enquanto buscam a Deus.  

4. ORAR POR AMIZADES FIÉIS

Às vezes temos que escolher permanecer fiéis aos amigos. Não é fácil. Há sacrifícios envolvidos. Sou tentado diariamente pelo mundo a não reservar tempo para essas amizades. Mas eu sei que Deus tem mais a me ensinar através dessas amizades.

Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.

Provérbios 3:3

Na Bíblia, o relacionamento de Rute e Noemi é um grande exemplo de uma amizade que se transforma em uma amizade fiel enquanto buscam a Deus. Elas demonstram compromisso uma com a outra através do sacrifício. Ao orarmos pelas amizades dos nossos filhos, vamos também nos comprometer a orar para que eles permaneçam fiéis aos seus amigos, ainda que sacrifícios sejam necessários.

5. ORE POR AMIZADES QUE SE EDIFIQUEM MUTUAMENTE

Você diria que seus filhos têm bons amigos? Acho que essa é uma pergunta difícil. O que faz um bom amigo? É importante pedir não só por bons amigos, mas também por amizades que se fortaleçam mutuamente.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Efésios 4:32

A descrição em Efésios de como tratar nossos amigos mexe comigo.  Ela me incentiva a orar por um amigo que é bondoso, por um amigo que sente amor, tristeza e compaixão, e por um amigo que perdoa. Ore para que as amizades de seus filhos se fortalecem enquanto eles caminham com o Senhor.

6. ORE POR AMIZADES QUE SE MANTENHAM FIRMES EM TEMPOS DE ALTA PRESSÃO

A amizade de Sadraque, Mesaque  e Abednego é um grande exemplo de uma amizade que se mantém firme em tempos difíceis. O exemplo deles me lembra de orar por essas amizades firmes. Ore pelos amigos em quem seus filhos podem confiar para estar com eles enquanto enfrentam as dificuldades e confiam em Deus. 

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.

1 Coríntios 16:13

Nossos filhos enfrentam diariamente pressões com os amigos, a mídia, a escola, etc. Mas quando se tem amigos, eles podem se levantar sob pressão, isso pode mudar a vida deles. Estou orando pelos amigos que  podem encorajar uns aos outros a permanecer comprometidos com Deus, enquanto enfrentam tentações e pressões. Será preciso ter amizades firmes para ir contra a norma. Vamos orar para que nossos filhos tenham esses tipos de amizades fortes!

7. ORAR POR AMIZADES DIFÍCEIS

Às vezes, um amigo nem sempre se parece com o tipo de amigo que imaginamos. No entanto, Deus pode usar essas amizades na vida dos nossos filhos. Eles aprenderão a se fortalecer com os amigos ao seu redor.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se, mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!

Eclesiastes 4:9,10

Amizades difíceis podem resultar em amizades mais fortes e refinadas. À medida que seus filhos aprendem a lidar com amizades conflitantes, eles se tornarão também,  amigos melhores. Através da lente da graça de Deus, nossos filhos crescerão e aprenderão a confiar em Deus. Ore por amigos na vida de nossos filhos que eles possam apoiar e encorajar. Ore para que eles confiem em Deus para dar-lhes força nessas amizades.

8. ORE POR AMIZADES ETERNAS

Um amigo que nos aceita e nos ama em todos os momentos é único. Não é? Geralmente irmãos são esse tipo de amigo. Amigos que são próximos como irmãos também podem ser um tesouro. Vamos orar para que seus filhos tenham amizades que se fortalecem com o tempo e demonstram amor ao longo do tempo.

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.

Provérbios 17:17

Amigos fiéis que se mantêm unidos, não importando as circunstâncias, são algo pelo qual oro. Aprender a amar o tempo todo e ser um amigo através de todas as circunstâncias é outra oração que precisamos orar por nossos filhos. Vamos nos comprometer a orar por estas amizades por nossos filhos!

Você pode orar agora mesmo!

Artigo de Kim Sorgius traduzido por Valerie Abreu

https://www.notconsumed.com/prayers-for-friendships/?_kx=0WRF8dFfvTxpAZp1MYeMP8dhfoqLG59juZ4NbW7sLcg%3D.WJkH8r#8_Prayers_for_Friendship_FREE_Printable