O segredo de devocionais com as crianças

A única coisa que vai evitar que nossos filhos se tornem uma estatística dos 60% que se afastam da fé é: a Palavra de Deus.

Não digo que precisamos de ter mais Bíblias nas nossas prateleiras.  Mas, se queremos que nossos filhos tenham uma fé autêntica, eles precisarão desenvolver o SEU PRÓPRIO amor pela Palavra. Eles precisam ter SEU PRÓPRIO hábito diário e desejo de passar tempo na Bíblia. Não há outra maneira de crescer na sua fé.

Imagino que você já saiba disso, mas, só conseguimos aprofundar em um relacionamento com alguém quando ambas as partes desejam passar mais tempo juntos. Crianças estão se afastando da igreja por conta de não ter este relacionamento autêntico com Cristo.  Esquecemos disso no dia a dia, especialmente quando nossos filhos fazem o que nos agrada e demonstra pelo comportamento que estão fazendo o certo, vão conosco na Igreja, oram nas refeições, nos obedeçam ao ensinarmos os valores da Bíblia.  

Enquanto nossos filhos têm o comportamento certo, ficamos satisfeitos. Poucos de nós buscamos ver se realmente nossas crianças têm uma verdadeira fé. Honestamente, na minha família por ser filha de pastor, nossas ações e fazer com um sorriso era crucial!  Não sei se realmente meus pais, nem eu soube, avaliar se minha fé era verdadeira.  Como criança, apenas fiz o que pensei que me faria parecer bem por fora para fazer os outros felizes e orgulhosos da minha vida. 

Precisamos evitar que isso aconteça e ajudar as crianças a conhecerem a verdade de Deus de uma forma que as mude. Precisamos dar-lhes as ferramentas que eles devem ter para desenvolver um tempo de silêncio diário que eles realmente QUEREM ter. Precisamos ensinar aos nossos filhos um método para desenvolver seu próprio tempo de devocional com Deus.

Então aqui vão algumas dicas para ajudar seus filhos desenvolverem uma fé autêntica através do devocional.  

1. UM DEVOCIONAL DIÁRIO NÃO É UMA OBRIGAÇÃO, E NÃO DEVEMOS FAZER ELES SENTIR VERGONHA.

Nada esmaga seu desejo pelo Senhor mais rapidamente do que criar regras e obrigações. Deus não força um relacionamento conosco.

As crianças que crescem na igreja são ensinadas “os bons cristãos têm um tempo de devocional pela manhã”. Dizem-lhes que devocional é a coisa certa a fazer.

Não estou dizendo que isso é errado; estou dizendo que não é o suficiente. As crianças devem ser ensinadas que passar tempo com Deus é um privilégio que devemos desfrutar. Ele quer que desejemos este relacionamento com Ele, que é a verdadeira salvação. Nada mais. 

2. SE AMO O SENHOR DE TODO O CORAÇÃO, QUERO PASSAR TEMPO COM ELE.

Se amamos o Senhor, Ele é a primeira prioridade em nossas vidas e em nossos dias. Não podemos deixar comida, sono, família, amigos, empregos, ou qualquer outra coisa atrapalhar.

Sei como é difícil inserir e fazer todas as tarefas diárias caberem dentro de 24 horas por dia que Deus nos deu, mas se realmente compreendemos a amplitude do que Jesus fez por nós, como podemos não querer estar com Ele mais do que qualquer outra coisa?

Em minha própria vida, muitas vezes descobri que não quero passar tempo com Deus quando me envolvo em algo diferente dEle. O cristianismo é uma relação de coração (não de cabeça). Não podemos perder essa verdade para nossos filhos. 

3. SE O DIA NÃO COMEÇAR COM JESUS, É DIFICIL MANTER O CAMINHO CERTO. 

Mateus 6:33 diz para buscar PRIMEIRO o Reino de Deus. O PRIMEIRO significa antes de verificar a lista de tarefas do dia. Se Deus é o primeiro, minha agenda não pode vir antes dEle.  Provérbios 3:5-6 diz “Confie no Senhor de todo o seu coração … e ele endireitará as suas veredas.

Um dia reconheci que minha vida nunca ia se endireitar da forma que eu queria.   Sempre vai ter distrações, drama inesperado, e até dores. Não sou equipada para viver neste mundo sem Deus.  Então como posso começar meu dia sem Ele me guiar?  O melhor presente que posso dar às crianças é ajudá-los a entender isso também!  

E agora?  Onde começo?  Encorajo a começar a fazer devocional junto com a família.  Veja aqui um guia de como estudar a Bíblia como família.  Segue algumas passagens que devem ser estudadas, veja alguns textos abaixo como recomendação. 

A grande história

1. Deus cria Gênesis 1:1-25 

2. Deus cria o homem e a mulher Gênesis 2:4-24 

3. O homem e a mulher comem a fruta Gênesis 3:1-13 

4. As maldições de Deus Gênesis 3:14-24 

5. Deus lamenta sua criação Gênesis 6:5-8 

6. Deus salva Noé e sua família Gênesis 6:9 – 8:14 

7. Aliança de Deus com Noé Gênesis 8:15 -9:17 

8. A Aliança de Deus com Abraão Gênesis 12:1-8, 15:1-6, 17:1-7 

9. Abraão dá seu filho como oferta Gênesis 22:1-19 

10. Deus poupa seu povo Êxodo 12:1-28 

11. Os mandamentos de Deus Êxodo 20:1-21 

12.A oferta pelo pecado Levítico 4:1-35 

13. Servo Justo de Deus Isaías 53 

14. Nascimento de Jesus Lucas 1:26-38, 2:1-20 

15. Jesus é batizado Mateus 3; João 1:29-34 

16. Jesus é tentado Mateus 4:1-11 

17. Jesus e o líder religioso João 3:1-21 

18. Jesus e a samaritana João 4:1-26, 39-42 

19. Jesus e o paralítico Lucas 05:17-26 

20. Jesus acalma a tempestade Marcos 4:35-41 

21. Jesus e o homem com espíritos malignos Marcos 5:1-20 

22. Jesus ressuscita um homem dentre os mortos João 11:1-44 

23. Jesus fala sobre sua traição e a aliança Mateus 26:17-30 

24. Jesus é traído e vai a julgamento João 18:1-19:16 

25. Jesus é crucificado Lucas 23:32-56 

26. Jesus é ressuscitado Lucas 24:1-35 

27. Jesus aparece aos discípulos e ascende ao Céu Lucas 24:36-53 

28. Entrar no Reino de Deus João 3:1-21 

Estes textos de recomendação vieram do estudo de descobrimento da Bíblia. Mais informações podem ser encontradas no site: https://www.dbsguide.org/?lang=pt-br 

Que Deus abençoe sua jornada ao ajudar seus filhos a se conectarem com Deus. 

Valerie Abreu