7 Benefícios do Ministério infantil que recruta Pais para o serviço voluntário

Envolver pais no ministério de seus filhos ajuda no processo de pertencimento e potencializa a visão do discipulado familiar.

O ano começou e o grande desafio de lideres de ministério com crianças, sem dúvidas, é sobre como recrutar mais voluntários. Mas muitas vezes não atentamos ao ouro bruto que temos bem pertinho de nós e que pode ser lapidado para um trabalho incrível.

Há alguns anos, no ministério que lidero, lancei o desafio de “ranquearmos” nosso grupo de voluntários com 50% destes sendo composto por pais de crianças que frequentam o ministério. Que desafiador! Mas hoje colhemos os frutos de uma excelente semeadura. Não só atingimos a meta como, reconhecidamente, nosso ministério conta com famílias inteiras (pais, mães, avós) atuando integralmente no ministério com crianças.

O grande desafio do líder é combinar talentos e habilidades dos pais, assim como demais voluntários, com as posições na equipe em que se sentirão bem e muito bem aproveitados.

Não é tão simples e fácil configurar e estabelecer esta parceria com os pais, mas se você está se sentindo esgotado, sobrecarregado, quero inspirar você a observar sete benefícios de ter os pais ativamente participantes como voluntários de seu ministério.

1. Desenvolvimento de liderança

Alguns grandes pensadores e autores sobre o tema liderança, dizem que a liderança sempre vem à tona. E não será diferente com os pais em seu ministério. Pais que estão bem perto do ministério, se tornam também mais de perto potenciais investidores do ministério. Aqueles que possuem o dom natural de liderança aparecerão e aqueles que por ventura não possuem, será forjado na preparação de um líder, seja em pequenos grupos ou em atividades de grandes grupos. 

2. Descobertas pessoais

É maravilhoso ver pais descobrindo dons e talentos que nem imaginavam ter e que podem usar tais dons com as crianças, seja em casa ou no ministério. Pense naquele pai que é um designer. Ele não tem ideia que ele pode ser um grande apoiador por exemplo na pintura de uma sala, aplicando todo seu conhecimento sobre como utilizar as cores certas e a disposição correta de quadros na parede por exemplo.

3. Reação em cadeia

As equipes que tem pais como seus voluntários, despertarão interesses de outros pais para atuarem no ministério. Os pais serão sempre a melhor propaganda do seu ministério, então, recrute-os e encante-os para poderem influenciar outros pais.

4. Oportunidade de aprendizado

O envolvimento de pais no ministério infantil e sua participação nas atividades de formação para voluntários, sem dúvida trará para as famílias a oportunidade de aprendizado sobre temas voltados para a criança que contribuirá com seu processo em família.

5. Conexão

Criar conexões e estabelecer uma rotina com a equipe do ministério fará com que os pais se envolvam com pessoas que tem os mesmos interesses ou experiências e vivam as mesmas dificuldades. Juntos, poderão crescer através do compartilhamento de experiências.

6. Segurança física e emocional para a criança

O pai ou mãe por já terem experiências com seus filhos saberão melhor que ninguém identificar uma criança febril ou que esteja sentindo algo fora do comum. Além disso, o adulto que se dispõe a ajudar outras crianças que não somente seus filhos, trazem a empolgação para as demais crianças quando avistarem o “tio” ou a “tia” que ajudaram a cuidar do machucado no joelho. Se sentirão seguros e abençoados por terem tantos adultos que amam e cuidam delas.

7. Apoio no cumprimento de mandamento

Quando estimulamos os pais para cooperar dentro do ministério infantil estamos ajudando os pais a cumprirem o mandamento que Deus lhes deu de ensinar seus filhos. Não espere que todos os pais sejam os voluntários mais talentosos ou que todos se tornem líderes, mas cada um deles pode contribuir com a formação cristã de crianças na igreja e na sua própria casa.

Por último, não esqueçamos do orgulho de uma criança ao ver seus pais perto deles, ajudando a cuidar de outros. Às vezes sentem ciúmes das outras crianças mas conseguimos administrar.

Valorize os pais de sua igreja. Olhe para eles como grandes cooperadores do Reino e parte integrante do sucesso de seu ministério.

Deus abençoe sua vida!

Marcya Lira é pedagoga, voluntária de ministério infantil há 18 anos, especialista em liderança e mentora de famílias.