Desenvolva bons hábitos para o crescimento espiritual em sua família

Criar novos hábitos não é tarefa tão simples, mas a qualquer momento você pode criá-los. Especialmente quando se trata de sua família, iniciar hábitos que inspirarão o crescimento espiritual em seu lar deve ser crucial. Afinal, caminhar juntos na fé é a jornada mais maravilhosa que sua família experimentará e o maior legado que pode deixar para os filhos.

Os versículos que melhor definem este mandamento como um estímulo para este novo hábito é Deuteronômio 6:4-9. Ele começa com um chamado para que ouçamos e prestemos atenção às instruções de Deus. Moisés estava preocupado em como transferir a fé para a próxima geração e as instruções que ele deu ainda são relevantes para nós hoje. 

Aqui estão algumas ideias sobre como transferir a fé para a próxima geração.

  1. Coloque a Palavra de Deus em seu coração

“E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração” (Dt 6:6).

Viva aquilo que prega! Já ouviu essa expressão?

As palavras as quais Deus se refere nestes versículo são os Dez Mandamentos. É um chamado a ter esses mandamentos muito claros em nossa mente, mas muito mais do que isso, vale a credibilidade daquilo que você já entendeu e já está em seu coração. Aqueles que estão nos ouvindo estarão muito mais propensos a acreditar em nossas palavras, se vivermos os princípios que estamos tentando comunicar. Quando nossos filhos presenciam nossa dedicação à leitura da Palavra e nos submetendo aos seus mandamentos, é muito  provável que respondam quando queremos que eles façam o mesmo. Dê o exemplo. Deixe os mandamentos dEle crescerem em seu coração antes de esperar que eles cresçam no coração de sua família.

  1. Ensine os mandamentos de Deus aos seus filhos

“Tu as ensinarás a teus filhos” (Dt 6:7).

Existem  maneiras de ensinar os mandamentos de Deus aos nossos filhos. Algumas formas são:

  • Ensinar e memorizar os dez mandamentos
  • Jogar jogos que auxiliem na memorização das escrituras
  • Colocar áudios com músicas de memorização de versículos
  • Ler e orar as escrituras juntos
  • Memorizar provérbios 
  1. Fale sobre a Palavra de Deus na sua mesa

“… e deles falarás sentado em tua casa” (Dt 6:7).

O exercício do devocional diário tem sido abdicado por muitas famílias. Muitos dizem que não sabem como fazer ou que suas crianças são muito pequenas, mas existem toneladas de materiais devocionais para famílias por aí que são apropriados para cada faixa etária. Adquira o hábito de abrir a palavra de Deus junto com sua família para que possam aprender com ela e crescer juntos.

  1. Fale sobre os mandamentos de Deus enquanto viaja

“…quando você anda pelo caminho…” (Deuteronômio 6:7).

Quanto tempo você gasta em uma viagem de carro? Este é um dos melhores momentos para você desenvolver conversas sobre fé com sua criança. Seja através de canções que ouvirão durante a viagem, seja através de pequenos jogos como “Perguntas no Porta luvas”quando você tira de lá um papel com uma pergunta que possa direcionar a conversa sobre fé.

O tempo no carro também pode ser um ótimo momento para revisar a memorização das escrituras. Aproveite porque pode ser ali dentro que o Espirito Santo encontrará a oportunidade de levar sua criança ao arrependimento e rendição ao senhorio de Cristo. 

  1. Ore com eles na hora de dormir

“…quando você se deitar…” (Deuteronômio 6:7).

Quando seus filhos são crianças, isso é uma coisa natural a se fazer. Enquanto você organiza a cama e os coloca deitados, você pode orar com eles. À medida que eles crescem, essa disciplina pode se tornar mais difícil, especialmente quando eles dormem mais tarde do que você! No entanto, você ainda pode orar por eles antes de ir para a cama ou parar no quarto deles e perguntar se eles têm pedidos de oração para que você inclua no seu momento a sós com Deus. Quando pede que eles digam os motivos de oração, você permite que seus filhos saibam que você ora por eles e percebam que tudo o que lhes acontece está debaixo da Vontade de Deus como resposta às orações. 

  1. Bom dia com a Graça de Deus

“… e quando te levantares” (Dt 6:7).

Quero estimular você a compartilhar um texto bíblico com seus filhos no café da manhã antes de todos seguirem seus caminhos diferentes. Ore por seus professores, colegas de classe e seus estudos. Você também pode colocar um bilhete na lancheira deles, informando o quanto eles são especiais para você e para o Pai Celestial. Palavras de afirmação são uma das maiores coisas que podemos fazer por nossos filhos, mesmo quando eles dizem que não gostam de determinadas manifestações, eles sempre se apoiam nelas quando estiverem em perigo.

A Palavra de Deus sempre inspira transformação, não volta vazia! Você não apenas verá frutos espirituais na vida de seus filhos, comprometendo-se a treiná-los no caminho que devem seguir, mas também verá crescimento em sua própria caminhada com Deus!

Que Deus guarde sua vida e lhe use para Sua Glória!

Escrito por Marcya Lira