MINISTÉRIO PÓS-COVID

O que ainda podemos falar sobre o ministério com crianças pós-pandemia

Os ministérios de crianças foram interrompidos com o início da pandemia da COVID-19. Em vez de voltarmos às nossas velhas normas, agora é a hora de determinar quais valores e processos permanecerão consistentes, quais estratégias inovadoras foram descobertas nas últimas semanas que precisam ser mais integradas à sua igreja e o que precisa ser completamente reestruturado para que os ministérios experimentem Deus em sua capacidade máxima, agora que as portas de sua igreja se abriram novamente.

Podemos não voltar ao modo como o ministério infantil funcionava no passado, mas há uma oportunidade incrível para líderes e pais dependerem mais de Deus e se unirem com seus filhos de maneira mais forte do que antes. Ore enquanto você considera o melhor caminho para seu ministério e trabalhe em parceria com outras igrejas em sua comunidade para construir a estratégia e ampliar a criatividade umas das outras.

Fiquem atentos aos pontos abaixo:

1. Políticas e Procedimentos do Ministério Infantil

Agora é a hora de revisar e atualizar suas políticas e procedimentos. Algumas de suas políticas e procedimentos atuais precisarão ser revisados, outros podem precisar ser eliminados. 

  1. Se seu ministério já possui uma política interna, releia e procure itens que possam precisar ser atualizados à luz dos novos protocolos COVID-19. 
  2. Faça uma lista de novas preocupações sobre limpeza e espaços para reuniões e considere como você pode incorporá-la como revisão. 
  3. Certifique-se de avaliar e abordar as melhores práticas de higiene, bem-estar e limpeza. 
  4. Considere também o número de salas de aula que você pode abrir em horários específicos e a disposição dos espaços das salas de aula. É sábio não fazer isso isoladamente. Consulte consultores jurídicos e seguradoras de sua igreja para que eles possam revisar suas políticas atuais e atualizá-las à luz de novas considerações operacionais.

2. Voluntários e Líderes

Voluntários são essenciais para o ministério infantil. Comece a pensar em como sua equipe pode parecer diferente neste retorno presencial.

  1. Não desanime se alguns de seus voluntários desistiram de continuar a servir. Alguns podem hesitar em servir devido a problemas de saúde. 
  2. Você provavelmente precisará recrutar e integrar voluntários adicionais. 
  3. Converse com sua equipe atual e compartilhe a necessidade de ter um vínculo mais relacional com as crianças.  

3. Comunicação Eficaz

A comunicação clara e consistente será uma parte importante do processo de retorno presencial. 

  1. Compartilhe o plano abrangente e as diretrizes atualizadas para engajamento. 
  2. Inclua os principais líderes da igreja para garantir que eles sejam informados. 
  3. Defina métodos de comunicação para que todos saibam onde e quando procurar atualizações e informações oficiais. Isso pode incluir atualizar ou estabelecer as linhas de comunicação do seu ministério infantil através do site da sua igreja, Instagram, boletim informativo, e-mail e/ou atualizações de texto. Uma comunicação eficaz tornará a transição o mais suave possível. 

Em oração, peça ao Senhor que lhe dê sabedoria e força para enfrentar os novos e emergentes desafios do ministério, saiba que  a equipe Geração Elo fornece ferramentas tangíveis para ajudá-lo em todos os momentos.  

Contem sempre conosco.

Escrito por Marcya Lira