Crianças Seguindo a Jesus de Forma Independente

Veja algumas dicas para fortalecer as habilidades das crianças em construir seu relacionamento com Deus, e nutrir sua fé independentemente de um programa de domingo.

O comparecimento irregular das crianças na escola dominical é uma preocupação constante meu e de muitos líderes do ministério infantil. A realidade é que as crianças só podem participar de nossos programas incríveis quando sua família as trazem. Nosso sonho sempre tem sido como ensinar as crianças a cultivar seu relacionamento com Deus para seguir de forma independente a Jesus em todas as circunstâncias de suas vidas. Mas sabemos que o pai e a mãe têm grande parte nesta jornada. 

Como líderes do ministério e a igreja como um todo, sendo a família estendida, de que forma podemos fortalecer “o andar de cada criança” na sua jornada de forma independente? É possível? 

Abaixo veja como tornar o domingo mais simples encorajando atividades durante a semana que fortalece e cria disciplinas na vida das nossas crianças.  As atividade mais eficazes serão aquelas que podemos adaptar para os nossos filhos. À medida que vamos conhecendo as crianças, será mais fácil identificar o tipo de atividades que melhor lhes convém. A lista abaixo não é, de forma alguma, exaustiva, mas lhe dará ideias. Algumas são adequadas para implementar para todos (para ajudá-los a assumir a responsabilidade de crescer fora de seu grupo), bem como algumas alternativas que se adequarão às crianças que você já identificou como participantes irregulares e que precisam de apoio e incentivo extra para continuar a seguir Jesus e a se aproximar mais dEle.

Como podemos alimentar a fé de uma criança para que ela possa crescer quando ela está longe de nossos programas?

Confira estas ideias!

  1. Ler a Bíblia. Dê à criança materiais de leitura bíblica apropriados à idade e ao formato. Em algumas circunstâncias, você precisará escolher se encontrar (pessoalmente ou online) com a criança durante a semana para conduzi-las em um estudo. Uma ferramenta simples para seguir é o descobrimento da Bíblia que já vem com uma recomendação de textos Bíblicos e perguntas fáceis a seguir.  Veja mais detalhes no link:  https://www.dbsguide.org/?lang=pt-br 
  2. Incentive as crianças a permanecerem em contato uns com os outros no meio da semana. Isto as ajuda a encontrar companheiros em sua vida diária. Elas participam dos pequenos grupos ou células? Tenho testemunhado igrejas que oferecem um estudo Bíblico no meio da semana para as crianças.   
  3. Organize um evento mensal ou semanal para seu grupo de crianças que seja na casa de alguém, para que a ligação entre a fé cristã e a vida diária possa ser fortalecida. Não precisa ser sempre para estudo da Palavra, só o fato de se reunirem para brincar, ou celebrar alguma data comemorativa, como o Natal,  ou a Celebração da Páscoa, ou mesmo comemorar o aniversário de algum amiguinho já é bastante válido.  
  4. Para as crianças maiores (9 a 12 anos) Dê a eles um desafio no meio da semana que eles hipoteticamente precisam encontrar uma resposta. Durante esse período no meio da semana, as crianças podem discutir ideias um com o outro, fazer algumas pesquisas e leituras, tomar uma decisão, ou ser capazes de explicar o que as impediu de  decidir qual é seu ponto de vista. A conversa no domingo pode ser bem discutida por você como líder de como chegaram à conclusão. Você precisará reconhecer o trabalho deles na luta para encontrar uma solução. Isto é bom para o crescimento independente, e estimula o pensamento crítico para um tempo futuro em que talvez você não seja capaz de influenciar as crianças semanalmente.
  5. Ao se conectar com as crianças, você poderá sugerir que elas tentem diferentes maneiras de se sintonizar com Deus. A ideia é dar a elas uma “chave” que as ajude a se conectar com Deus, para buscá-lo de forma independente e entusiasmada regularmente, os “Tempos silenciosos”. Eles podem, por exemplo, descobrir que a meditação silenciosa de uma passagem bíblica em uma sala tranquila, é o melhor ambiente e método para descobrir mais das Escrituras.
  • Sugerir o caderno diário, o processo de escrever orações e pensamentos como um diário para Deus.
  • As crianças podem meditar sobre uma passagem bíblica enquanto nadam, correm ou fazem alguma outra atividade física e depois oram sobre suas reflexões e conclusões, assim como oferecem suas orações gerais.
  • Sugerir a pintura de suas preocupações ou agradecimentos, e depois orar sobre eles.
  • Escrever uma canção ou ouvir música no seu tempo devocional.
  • As crianças poderiam refletir sobre eventos mundiais, acrescentando a um livro de recortes as preocupações que elas querem levar a Deus em oração.
  • Algumas crianças precisarão ser capazes de discutir estes momentos para tirar o máximo proveito deles. Esteja ciente disso, caso não haja ninguém disponível no lar doméstico que possa atender a essa necessidade.
  1. Incentivar as famílias a fornecerem às crianças suas próprias Bíblias, sempre que possível.  Identificar uma Bíblia adequada para cada faixa etária ajuda o pai. Encoraja trazer a Bíblia na Escola Dominical para ajudar as crianças a acharem as passagens Bíblicas durante o culto.  
  2. Recomendar recursos aos pais que os ajudem a construir a vida espiritual de seus filhos. Muitos pais só precisam de um lembrete e encorajamento  que os  ajude a investir no  crescimento da fé de seu filho.  Sempre é bom manter a comunicação aberta  mostrando seu interesse em servir para ajudá-los nesta jornada.   
  3. Dê bastante encorajamento. As crianças precisam de muito encorajamento  para continuar, se a maior parte delas estiver na igreja por conta própria. Nestes casos,  faça isso como uma equipe de liderança pastoral, fazendo uso de algumas destas sugestões:
  • Envie mensagens via WhatsApp para as crianças do seu grupo que possuem celulares.
  • Envie mensagens breves com notas pessoais encorajadoras. Pessoal é a palavra-chave, não transmita bilhetes iguais para todos, as crianças conversam umas com as outras e perceberão a impessoalidade se os bilhetes forem iguais. 
  • Envie um e-mail semanal de ‘novidades’ para que as crianças saibam o que está acontecendo em seu grupo com histórias sobre eles!
  • Envie cartões postais ou bilhetes via Correios.
  • Organize uma corrente de oração ativa (mantendo-a confidencial).
  • Para crianças que frequentam seu grupo de forma irregular, planeje chamadas telefônicas regulares e/ou visitas domiciliares para manter ativo o contato frequente. 

Artigo do site: https://1for50.net/resources/

Texto adaptado por Valerie Abreu