Veja algumas dicas para fortalecer as habilidades das crianças em construir seu relacionamento com Deus, e nutrir sua fé independentemente de um programa de domingo.
O comparecimento irregular das crianças na escola dominical é uma preocupação constante meu e de muitos líderes do ministério infantil. A realidade é que as crianças só podem participar de nossos programas incríveis quando sua família as trazem. Nosso sonho sempre tem sido como ensinar as crianças a cultivar seu relacionamento com Deus para seguir de forma independente a Jesus em todas as circunstâncias de suas vidas. Mas sabemos que o pai e a mãe têm grande parte nesta jornada.
Como líderes do ministério e a igreja como um todo, sendo a família estendida, de que forma podemos fortalecer “o andar de cada criança” na sua jornada de forma independente? É possível?
Abaixo veja como tornar o domingo mais simples encorajando atividades durante a semana que fortalece e cria disciplinas na vida das nossas crianças. As atividade mais eficazes serão aquelas que podemos adaptar para os nossos filhos. À medida que vamos conhecendo as crianças, será mais fácil identificar o tipo de atividades que melhor lhes convém. A lista abaixo não é, de forma alguma, exaustiva, mas lhe dará ideias. Algumas são adequadas para implementar para todos (para ajudá-los a assumir a responsabilidade de crescer fora de seu grupo), bem como algumas alternativas que se adequarão às crianças que você já identificou como participantes irregulares e que precisam de apoio e incentivo extra para continuar a seguir Jesus e a se aproximar mais dEle.
Como podemos alimentar a fé de uma criança para que ela possa crescer quando ela está longe de nossos programas?
Confira estas ideias!
- Ler a Bíblia. Dê à criança materiais de leitura bíblica apropriados à idade e ao formato. Em algumas circunstâncias, você precisará escolher se encontrar (pessoalmente ou online) com a criança durante a semana para conduzi-las em um estudo. Uma ferramenta simples para seguir é o descobrimento da Bíblia que já vem com uma recomendação de textos Bíblicos e perguntas fáceis a seguir. Veja mais detalhes no link: https://www.dbsguide.org/?lang=pt-br
- Incentive as crianças a permanecerem em contato uns com os outros no meio da semana. Isto as ajuda a encontrar companheiros em sua vida diária. Elas participam dos pequenos grupos ou células? Tenho testemunhado igrejas que oferecem um estudo Bíblico no meio da semana para as crianças.
- Organize um evento mensal ou semanal para seu grupo de crianças que seja na casa de alguém, para que a ligação entre a fé cristã e a vida diária possa ser fortalecida. Não precisa ser sempre para estudo da Palavra, só o fato de se reunirem para brincar, ou celebrar alguma data comemorativa, como o Natal, ou a Celebração da Páscoa, ou mesmo comemorar o aniversário de algum amiguinho já é bastante válido.
- Para as crianças maiores (9 a 12 anos) Dê a eles um desafio no meio da semana que eles hipoteticamente precisam encontrar uma resposta. Durante esse período no meio da semana, as crianças podem discutir ideias um com o outro, fazer algumas pesquisas e leituras, tomar uma decisão, ou ser capazes de explicar o que as impediu de decidir qual é seu ponto de vista. A conversa no domingo pode ser bem discutida por você como líder de como chegaram à conclusão. Você precisará reconhecer o trabalho deles na luta para encontrar uma solução. Isto é bom para o crescimento independente, e estimula o pensamento crítico para um tempo futuro em que talvez você não seja capaz de influenciar as crianças semanalmente.
- Ao se conectar com as crianças, você poderá sugerir que elas tentem diferentes maneiras de se sintonizar com Deus. A ideia é dar a elas uma “chave” que as ajude a se conectar com Deus, para buscá-lo de forma independente e entusiasmada regularmente, os “Tempos silenciosos”. Eles podem, por exemplo, descobrir que a meditação silenciosa de uma passagem bíblica em uma sala tranquila, é o melhor ambiente e método para descobrir mais das Escrituras.
- Sugerir o caderno diário, o processo de escrever orações e pensamentos como um diário para Deus.
- As crianças podem meditar sobre uma passagem bíblica enquanto nadam, correm ou fazem alguma outra atividade física e depois oram sobre suas reflexões e conclusões, assim como oferecem suas orações gerais.
- Sugerir a pintura de suas preocupações ou agradecimentos, e depois orar sobre eles.
- Escrever uma canção ou ouvir música no seu tempo devocional.
- As crianças poderiam refletir sobre eventos mundiais, acrescentando a um livro de recortes as preocupações que elas querem levar a Deus em oração.
- Algumas crianças precisarão ser capazes de discutir estes momentos para tirar o máximo proveito deles. Esteja ciente disso, caso não haja ninguém disponível no lar doméstico que possa atender a essa necessidade.
- Incentivar as famílias a fornecerem às crianças suas próprias Bíblias, sempre que possível. Identificar uma Bíblia adequada para cada faixa etária ajuda o pai. Encoraja trazer a Bíblia na Escola Dominical para ajudar as crianças a acharem as passagens Bíblicas durante o culto.
- Recomendar recursos aos pais que os ajudem a construir a vida espiritual de seus filhos. Muitos pais só precisam de um lembrete e encorajamento que os ajude a investir no crescimento da fé de seu filho. Sempre é bom manter a comunicação aberta mostrando seu interesse em servir para ajudá-los nesta jornada.
- Dê bastante encorajamento. As crianças precisam de muito encorajamento para continuar, se a maior parte delas estiver na igreja por conta própria. Nestes casos, faça isso como uma equipe de liderança pastoral, fazendo uso de algumas destas sugestões:
- Envie mensagens via WhatsApp para as crianças do seu grupo que possuem celulares.
- Envie mensagens breves com notas pessoais encorajadoras. Pessoal é a palavra-chave, não transmita bilhetes iguais para todos, as crianças conversam umas com as outras e perceberão a impessoalidade se os bilhetes forem iguais.
- Envie um e-mail semanal de ‘novidades’ para que as crianças saibam o que está acontecendo em seu grupo com histórias sobre eles!
- Envie cartões postais ou bilhetes via Correios.
- Organize uma corrente de oração ativa (mantendo-a confidencial).
- Para crianças que frequentam seu grupo de forma irregular, planeje chamadas telefônicas regulares e/ou visitas domiciliares para manter ativo o contato frequente.
Artigo do site: https://1for50.net/resources/
Texto adaptado por Valerie Abreu