O cenário presente e o futuro do Discipulado Familiar

Sobre o Artigo

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”  1 Timóteo 2:1-4

Deus nos convida a participar de seu trabalho através da oração por todas as pessoas. Muitas vezes oramos e parece que não temos resposta, até questionamos “será que Deus me ouviu?”  Orar uma vez é o suficiente, ou devo continuar orando até que Deus responda e mude meu coração?  Em outras palavras, não devemos parar de orar até receber uma resposta. Por isso:

  • Ore por seus filhos. 
  • Ore com seus filhos.
  • Ore por seus vizinhos.
  • Ore pelas pessoas ao redor do mundo.

Ore porque Ele está trabalhando, mesmo quando não podemos ver,

Orando ao seu lado,

Valerie Abreu

O Cenário presente e o futuro do Discipulado Familiar

A exposição mais clara sobre o fazer discípulo é dada por Moisés aos pais quando a nação de Israel se estabeleceu no deserto, depois de terem saído   do Egito. O plano de Deus era que os pais discipulassem veementemente  seus filhos, este  seria o principal meio pelo qual a fé de Israel seria transmitida de geração em geração.

O texto principal em  Deuteronômio 6:4-9, é chamado de Shema e tinha três partes fundamentais.

1. Os pais reconhecem a Soberania e o Reino de Deus

Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é um só.” Deut 6:4

2. Os pais se dedicam pessoalmente a Deus diariamente com todo o  ser. 

“Ama ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e com toda a 

sua força. Estes mandamentos que vos dou hoje devem estar em vossos corações.” Deut 6:5-6

3. Os pais ensinam Intencionalmente (e intensamente ) os mandamentos de Deus para seus filhos.

Fale sobre eles quando você se sentar em casa e

quando andar pela estrada, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-os como símbolos em suas mãos e  na testa. Escreva-os nos batentes  das portas de suas casas e em  seus portões.” Deut 6:7-9

Chamo Deuteronômio 6:4-9 de “A  grande comissão perante a Grande Comissão de Mateus 28:18-20.

Verdade seja dita, na história a maioria das conversões aconteceu em casa. Segundo  estimativas, nos últimos cem anos, cerca de 80% de todas as pessoas que vieram a Cristo, fizeram antes dos quatorze anos de idade. Não há nenhuma área de formação de discípulos que seja mais importante do que o discipulado familiar, mas existe hoje uma crise neste perfil de discipulado, 

Nos últimos 20 anos, Christian Smith (Professor de Sociologia na Universidade de Notre)  cerca de 70% de jovens quando  deixam o ensino médio abandonam sua fé. Apesar de muitos esforços por parte das igrejas, perdas significativas estão ocorrendo. 

A perda dos nossos próprios filhos pode ser a perda mais importante  de todas.

Se fizermos as contas, perder nossos filhos de forma tão expressiva  significa que  mesmo plantando novas  igrejas em toda a cidade não  será possível  acompanhar o ritmo.

Devemos duplicar nossos esforços no discipulado familiar. Para ler o estudo na íntegra em inglês, acesse o site Discipleship.org: 

https://www.google.com/url?q=https://discipleship.org/shop/family-discipleship-the-present-and-future-state-of-family-discipleship/?mc_cid%3D14daccb80e%26mc_eid%3Dda0f976820%26mc_cid%3D14daccb80e%26mc_eid%3Dda0f976820&sa=D&source=docs&ust=1665401736470971&usg=AOvVaw21RB9nZ7GO5rHW0VT9csGJ

Escrito por Bobby Harrington, traduzido por Valerie Abreu.