Discipule seu filho em torno da mesa

Um dos versículos preferidos da grande maioria dos ministérios infantis sem dúvidas está no livro de Deuteronômio 6. Neste capítulo, muitos versículos são comumente usados para atender aos apelos do discipulado. Por exemplo,  quando Moisés se dirige ao povo de Israel e explica como eles devem passar sua fé para a próxima geração, citando momentos específicos para falar sobre fé: Quando assentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.

Não é de se estranhar que Moisés tenha usado uma forma de falar sobre a importância de usar a rotina diária para inculcar a Palavra na vida das gerações mais novas. Eu amo demais esses quatro momentos do dia na vida de uma pessoa pois são momentos universais, todos fazem. Isso quer dizer que todos podem usar exatamente esses momentos para discipular seus filhos, pois é no cotidiano que Deus se apresenta, se estivermos procurando por Ele.

É possível que você esteja sem muitas ideias sobre como aproveitar melhor estes momentos e por isso eu quero usar aqui apenas uma de suas rotinas diárias, “sentar-se”

Você se senta em sua casa por muitos motivos, mas um em específico é o tempo precioso que pode ser explorado: o tempo em volta da mesa.

A mesa é um lugar de comunhão. É um local santo onde você cumpre uma missão especial que é reunir a família em torno do alimento para o corpo. E que tal usar esse momento para também alimentar o Espírito?

Geralmente quando facilito dinâmicas em grupos de aprendizagem, aplico uma atividade ao final de nossos módulos chamada “Carrossel”.  Essa atividade pode ser explorada por você enquanto está à mesa fazendo suas refeições também. A atividade é simples e envolve perguntas que levarão os participantes a refletirem sobre os pontos altos e baixos de um dia, de uma semana ou de um mês. 

1. Qual foi o seu ponto alto hoje?

Explique para a criança que o ponto alto é aquele momento do dia que aconteceu algo muito legal ou sobre algo que deu certo naquele dia. Essa forma evita perguntas comuns com respostas evasivas por parte da criança, do tipo: “Como foi hoje na escola?”  “Bem”.

Fazer uma pergunta como “Qual foi seu ponto alto hoje?” impulsiona a criança a falar mais e discorrer os fatos. Não esqueça que, o que pra você pode parecer insignificante, para a criança pode ser extremamente importante, então valorize as respostas dadas.  No final celebre junto com a família toda os pontos altos.

2. Qual foi o seu ponto baixo hoje?

É importante reconhecer que nem tudo o que acontece em um dia é divertido e feliz. Às vezes acontecem coisas que nos deixam com raiva ou tristes. Dentro do lar é o espaço apropriado para desenvolver o ambiente de segurança emocional onde a criança se sinta à vontade para falar sobre seus fracassos também. Tenha empatia, Ore junto com a criança por aquela situação e o sentimento que ficou. Faça a criança perceber que assim como o lar é seu lugar de refúgio, onde pode falar de suas vulnerabilidades, Deus também é esse lugar e podemos nos refugiar nEle.

3. Que erro você cometeu hoje?

É muito difícil para todas as pessoas admitir um erro, mas quando provocamos esta pergunta a criança percebe que é necessário dar um passo atrás e reconhecer que pode ter errado. A melhor forma de incentivar é fazer os adultos falarem primeiro sobre seus erros do dia. É preciso humildade para admitir isso, não apenas para nós mesmos, mas também para a nossa família. E ninguém está isento. O mais importante é fazê-los entender que há perdão para cada um dos nossos erros, se nos arrependermos e deixarmos de cometê-los. Evidenciar que o amor de Deus está disponível de qualquer maneira através do perdão e da graça.

4. Onde você viu JESUS ​​hoje?

A pergunta favorita de todas é essa. É importante que a criança entenda que a pergunta não está relacionada ao ponto alto do dia. É exatamente sobre onde a criança experimentou Deus durante o dia. Podemos ver Jesus em vários momentos do dia, seja quando vemos uma pessoa ajudando um idoso a atravessar a rua, seja quando recebemos um abraço carinhoso ou mesmo apenas contemplando a criação de Deus.

Essas são as quatro perguntas mais incríveis e simples que você pode fazer para seu filho durante o tempo ordinário em sua vida. São formas de se conectar e criar uma atmosfera intencional para o discipulado.

Mas se a mesa não funciona bem pra você, a atividade pode ser adaptada para outros momentos do seu dia, sem precisar criar uma agenda para isso. Coloque intencionalidade sobre aquilo que você já está fazendo, criando a oportunidade de modelar a fé, experimentar a Graça e aumentar o amor juntos.

Convide Jesus para tudo o que estiver fazendo e comece hoje a usar o tempo ordinário hoje para discipular seu filho.

Escrito por Marcya Lira