Conversando com as Crianças sobre Eventos Mundiais Difíceis

por Carissa Potter em 28 de fevereiro de 2022

Não importa onde sua família vive no mundo, relatos de eventos mundiais encheram nossos lares e nos deixaram com tristeza e incerteza. Nossos filhos não são inconscientes. Eles ouvem sobre esses eventos na escola, de amigos e através das mídias sociais. Em meio a eventos atuais assustadores e muitas vezes devastadores, como falamos com nossos filhos sobre o que está acontecendo? 

1. Concentre-se no caráter de Deus .

Quando os tempos difíceis chegam, como podemos confiar em Deus? Por saber que Ele é confiável. Como podemos encontrar refúgio em Seu cuidado? Conhecendo Seu poder e amor. 

É importante falar sobre eventos mundiais no contexto do que estamos ensinando ou lembrando nossos filhos sobre o caráter de Deus. Eles precisam saber quem Ele é e o que Ele promete fazer. Concentrar-se no caráter de Deus expande sua fé à medida que aprendem e experimentam Deus de maneiras mais profundas. Converse frequentemente em família sobre o que você sabe ser verdade sobre o caráter de Deus:

Deus é imutável. O que era verdade sobre Ele ontem ainda é verdade sobre Ele hoje. (Hebreus 13:8; Tiago 1:17)

Deus é poderoso. Até o vento e as ondas Lhe obedecem. (Salmo 147:4-5, Mateus 8:27)

Deus está sempre presente. Não há nenhum lugar para onde possamos ir que Ele não esteja lá. (Salmo 139:7-12)

Deus é compassivo. Ele se importa profundamente conosco em nosso sofrimento. (Salmo 34:18; Lamentações 3:22) 

Deus é fiel. Podemos sempre depender dEle. (Deuteronômio 7:9; Salmo 119:90)

2. Lembre-se dos propósitos imutáveis ​​de Deus.

Toda a história humana, desde a criação do mundo até o presente, faz parte do desenrolar da história de Deus. Deus sempre esteve trabalhando no mundo, abençoando Seu povo e se fazendo conhecido. Ele usa cada evento humano para Seus propósitos, mesmo coisas que outros pretendem para o mal. Nada – nenhum governo, desastre natural, crise mundial – pode parar o que Deus está fazendo (Gênesis 50:20; Jó 42:2; Salmo 33:11; Isaías 46:10). 

Ao falar sobre eventos atuais, enquadre-os como uma pequena parte da história maior de Deus. Lembre a seus filhos que mesmo quando ainda não podemos ver, Deus está trabalhando. Ele está usando todas as coisas para o bem e trabalhando por meio de Seu povo para que outros possam aprender sobre Sua salvação e esperança pela primeira vez (Romanos 8:28; Salmo 67:1-2). 

3. Reflita sobre a fidelidade passada de Deus.

As chances são de que, se você for um adulto que segue a Jesus há algum tempo, tenha experiência em primeira mão de como Deus cumpre Suas promessas. Nossos filhos estão apenas começando a experimentar essas verdades. Ao falar sobre as coisas difíceis que acontecem em nosso mundo, inclua histórias de como Deus está trabalhando, provendo e cuidando dos necessitados. Reflita sobre como Deus usou eventos passados ​​na história ou como Ele cuidou de sua própria família em tempos difíceis. Deixe seus filhos verem o caráter de Deus em exibição em como Ele trabalha para e por meio de Sua igreja.  

4. Dê espaço para emoções fortes.

É natural que nossos filhos sintam medo, tristeza, tristeza ou raiva ao aprenderem sobre os acontecimentos mundiais. Reconheça e valide suas emoções. Compartilhe seus próprios sentimentos relacionados a esses eventos. Leia histórias ou versículos da Bíblia onde outros expressaram suas emoções a Deus. Em seguida, ajude seus filhos a processar suas emoções de maneira saudável e apropriada à idade. Eles podem precisar chorar para liberar a tristeza. Ou talvez precisem vocalizar seus medos para que eles não cresçam em suas mentes. Modele como levar essas emoções a Jesus, que nos conhece, nos ama e nos conforta.

5. Dê oportunidades para eles responderem.

Às vezes, as primeiras pessoas a responder durante circunstâncias difíceis são as crianças. O jovem Samuel ouviu a voz de Deus em uma época em que Deus não estava falando com adultos devido ao seu pecado e desobediência (1 Samuel 3:1, 8-10). Uma jovem serva viu seu captor sofrendo e compassivamente apontou Naamã para um profeta que poderia ajudá-lo a encontrar a cura de Deus (2 Reis 5:1-3).

À medida que seus filhos aprendem sobre os eventos atuais, eles podem querer ajudar. Confie na capacidade do Espírito Santo de trabalhar através de seu filho. Encontre oportunidades apropriadas à idade que lhes permitam fazer parte de trazer a luz para a escuridão. Pode ser algo tão simples como localizar um país em um mapa-múndi e se comprometer a orar. Você também pode ter um papel ativo no acolhimento de refugiados ou no apoio a outros que o sejam. Doe financeiramente para ministérios ou igrejas no terreno servindo as pessoas necessitadas. Não conte apenas a seus filhos como Deus trabalha. Deixe-os ver e experimentar por si mesmos.